Você sozinha(o) é mais forte do que todos juntos!

#singularidade #protagonismo

Não pense que defendemos a individualidade porque não acreditamos nos grupos e na força da união das pessoas, não é isso. Nós sabemos que a união é importante para “engrossar a voz” mas, essencial mesmo, é você despertar.

Pessoas unidas sem saberem para onde vão, sem saberem expressar pontualmente aquilo que desejam e esperam são apenas grupos mudos que não avançam em direção à transformação e correm o risco de permanecerem procurando sentido sempre nos mesmos espaços, na zona da conforto. Contudo, pessoas conscientes de si mesmas, despertas e ativas, são mais fortes do que qualquer grupo mudo e avançam para onde desejarem, em direção aos seus sonhos, abrindo espaços novos e transformando os espaços atuais.

Um dos grandes pensadores que até hoje influência o mundo, Sócrates, um filósofo defensor das singularidades, dedicou sua vida a despertar um a um dos seus seguidores e um a um dos cidadãos que tinham contato com ele através de seus seguidores. Nenhum deles era desafiado a olhar para o mundo externo e encontrar respostas ali. Todos eram, no entanto, provocados a olhar para dentro de si, da própria cabeça, coração e alma como se todo o universo existisse somente ali e, de alguma forma, existia (ainda existe!).

Sócrates não ignorava a importância da vida em sociedade, tampouco ignorava a importância de sermos seres presentes no cotidiano uns dos outros e, de fato, o que ele defendia é que sem conhecer a si próprio você será conduzido a ser menos do que deve ser dentro desta sociedade que pode engolir seus sonhos, suas capacidades, sua força e seu poder de decidir e agir.

O mundo nasce de pessoas que, individualmente, constroem seu mundo particular antes de estarem em contato com todo o resto do mundo. É um fato da vida, não há a menor possibilidade de ser diferente. Seu mundo particular começa pelas suas experiências particulares e as interpretações que são registradas em seu cérebro e coração e que determinam, de muitas formas, sua expressão como EU. Seu EU navega nesse mundo partindo daquilo que você irradia e de como você se vê pertencendo a um espaço e atuando nele.

Este EU, repleto de singularidades compostas por dores, emoções, sucessos, relevâncias, mimos existenciais, coerências, inconstâncias, desafios, conquistas, amor, medo, incompreensões, entendimentos, crenças, percepções, aceitações, cultura, história, educação familiar, amizades, experiências, frustrações, expectativas atendidas, sorrisos, lágrimas, silêncios, sentimentos de capacidade e pertencimento, visão de mundo e espaço na vida, qualidade de vida, entre tantas outras incontáveis questões as quais sua vida está (ou esteve) em contato, essas singularidades são a chave real da mudança e da transformação que você procura todos os dias para sua vida.

A resposta nunca está nas ideologias, nas bandeiras sociais e políticas, na definição de quem você é representados por rótulos. A resposta está sempre dentro de quem você decide ser e como decide atuar a respeito da sua própria vida. Não é possível ser inteiro, forte e relevante em um grupo sem antes ser inteiro, forte e relevante dentro de si e perante seus próprios olhos.

É do seu EU que partem todas as decisões e omissões que o seu mundo interno suporta. É do seu EU que sua vida não evolui ou então toma espaços de protagonismo, relevância e potência. É do seu EU que tudo começa a ser transformado ativamente e com capacidade de permanência. Você sabe disso, sente isso, conhece como funciona.

Neste nosso primeiro contato estamos levantando o desafio de pensar no EU, no individual e no individualismo como algo positivo, como uma alavanca de vida. Com o tempo vamos avançando e aprofundando nossos pensamentos e provocando os seus. O importante agora é você saber que para nós o EU significa este despertar para a responsabilidade de atuar em defesa de si sem se preocupar com o que vai acontecer se os outros não fizerem o mesmo. Até porque nós acreditamos que quando você despertar, elas e eles despertarão também.